Foi realizada, na manhã de quarta-feira, 2 de julho, uma reunião técnica entre representantes da Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim e a equipe de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO). O encontro teve como objetivo apresentação da equipe e dos trabalhos de fiscalização e levantamento de informações que serão realozados nas unidades de saúde do município, incluindo o Hospital Municipal Perpétuo Socorro e as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A equipe de Controle Externo do TCE-RO, formada por Moisés Lopes, Ercildo Araújo, Ivanildo Nogueira, informou que os trabalhos de diagnóstico e apuração serão finalizados até esta sexta-feira, 4. Ao término, uma outra reunião será realizada e alguns pontos serão apontados para que haja providências e ajustes nas áreas identificadas como críticas.
Participaram da reunião o prefeito Fábio “Netinho”, o chefe de gabinete Massud Jorge Badra Neto, o secretário municipal de Saúde Márcio Brune, o secretário municipal de Governo Francisco Coelho, o secretário municipal dos Povos Originários Edson Oro Mon, os controladores Marco Antônio Bouez Bouchabki e o vereador Sérgio Bouez, o subprocurador-geral Adriano Michael Videira dos Santos, o presidente do Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Guajará-Mirim (IPREGUAM) Jair Mendes, o assessor jurídico do Ipregam André Cunha, o diretor do Centro de Parto Normal (CPN) Paulo Viamont, a gerente do CPN enfermeira Thalita Martins, a gerente de enfermagem do Hospital Municipal Perpétuo Socorro Noemia Cristina e o diretor de radiologia do Hospital Municipal Perpétuo Socorro Rayrison Duran, e o diretor da Divisão de Saúde Básica Mikael Westphal Lima.
Durante o encontro, o prefeito agradeceu o apoio e a parceria do Tribunal de Contas, destacando os avanços obtidos pela atual gestão na área da saúde, mesmo diante de um cenário de dificuldades herdadas. Ele também enfatizou que a administração municipal bsuca a melhoria contínua dos serviços prestados à população.
Uma das preocupações levantadas foi o atendimento aos pacientes dos povos originários, da região de Nova Mamoré e também de países vizinhos, o que impacta diretamente na capacidade de atendimento e demanda da rede municipal. Diversos pontos funcionais, administrativos e estruturais também foram debatidos com o objetivo de fortalecer a qualidade e a eficiência da saúde pública local.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim