Guajará-Mirim avança na municipalização do trânsito

A Prefeitura de Guajará-Mirim, Coordenadoria Municipal de Trânsito – COMTRAN e a Polícia Militar deram mais um passo para a municipalização do trânsito no município. Nesta quinta-feira, 6 de janeiro, uma reunião foi realizada na sala de reuniões do Palácio Pérola do Mamoré para discutir a minuta do Convênio e minuta do Plano de Trabalho que formalizará essa parceria.

O encontro contou com a presença do prefeito Fábio “Netinho”, do vice-prefeito Ricardo Maia, dos vereadores Eliel Nunes, presidente da Câmara, e Elias Crispim; secretário Municipal de Governo, Francisco Coelho (Babalu); chefe de gabinete Massud Badra Neto; coordenador Municipal de Trânsito, Sérvulo de Oliveira Mesquita Neto; Diretora de Controle de Análise de Estatística de Trânsito , Rosana Aguiar Furtado; Diretora de Engenharia e Sinalização; Marilyse Moreira Ribeiro ; Diretor de Fiscalização e tráfego; Alcimar da Silva Mendes; Diretor de Educação de Trânsito;, Francisco Claudiomar Pereira Poera; Equipe da Cpof: Aluna Sargento PM Analeh Guarim; Sargento PM Cleugson Macêdo; coordenador adjunto da Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Gestão Tenente Coronel PM Daniel Bostelmann; subcomandante da PM do 6° Polícia Militar de Guajará-Mirim, Tenente PM Bismark.

A equipe técnica da COMTRAN analisou e pontuou as minutas junto a equipe técnica da Policia Militar e os demais presentes e agora segue para análise da Procuradoria Geral do Município (PROGEM).

Municipalização do trânsito

A municipalização do trânsito é um processo previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que permite aos municípios assumirem a gestão e fiscalização do trânsito local. Entre as responsabilidades estarão:
✔️ Planejamento e organização do trânsito
✔️ Fiscalização e aplicação de penalidades
✔️ Educação para o trânsito
✔️ Sinalização das vias públicas
✔️ Gestão do tráfego e transportes

O coordenador da Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Cpof), Tenente-Coronel Daniel Bostelmann, destacou que a parceria com a PM será formalizada por um ano, podendo ser renovada.

A Polícia Militar continuará auxiliando na fiscalização, garantindo um trânsito mais seguro e ordenado para motoristas e pedestres.

A COMTRAN segue com seu trabalho realizando as atualizações pertinentes a Municipalização do Trânsito de Guajará-Mirim.

O prefeito Fábio “Netinho” reforçou que a união entre os órgãos municipais e estaduais é essencial para melhorar a segurança no trânsito da cidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guajará-Mirim

Pular para o conteúdo