A Divisão de Fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda de Guajará-Mirim apurou, nesta semana, uma denúncia recebida via meio de comunicação sobre um possível descarte irregular de lixo ocorrido no último sábado, 17, no bairro Santo Antônio.
Segundo a denúncia, uma moradora que recentemente adquiriu um terreno na região estaria realizando a limpeza da área com o auxílio de uma caçamba de uma empresa particular. No entanto, conforme relato, os entulhos e resíduos estariam sendo descartados em via pública, especificamente em uma avenida do bairro, gerando acúmulo de lixo e transtornos para os moradores.
A equipe de fiscalização se dirigiu ao local indicado e constatou uma realidade diferente da informada. De acordo com os fiscais, o terreno havia passado por serviços de limpeza e terraplanagem, e os entulhos citados estavam sendo utilizados como aterro para um buraco existente no local, sem indícios de descarte inadequado.
Apesar disso, a Divisão de Fiscalização reforça que continuará notificando proprietários de terrenos baldios que não realizam a manutenção adequada de suas áreas. Esses espaços, segundo o diretor da Divisão de Fiscalização,
Raimundo Nonato dos Santos Filho, muitas vezes se tornam locais de acúmulo de lixo, esconderijo de objetos furtados e ameaça à segurança pública.
A Prefeitura de Guajará-Mirim, por meio de sua equipe de obras e serviços públicos, também está realizando mutirões de limpeza e encascalhamento, com os trabalhos iniciando pelo bairro Planalto e, posteriormente, se estendendo aos demais bairros do município.
A população pode contribuir com a manutenção da cidade e a fiscalização de irregularidades por meio de denúncias anônimas, que podem ser feitas pelo telefone: (69) 9951-7699 ou no setor da Divisão de Fiscalização, situada no prédio da Prefeitura Municipal.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Guajará-Mirim